TDAH: Sintomas e como tratar 

O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma condição crônica que afeta milhões de crianças e geralmente continua na idade adulta. O TDAH inclui uma combinação de problemas persistentes, como dificuldade em manter a atenção, hiperatividade e comportamento impulsivo.

Crianças com TDAH também podem ter problemas com baixa autoestima, relacionamentos conturbados e baixo desempenho na escola. 

Às vezes, os sintomas diminuem com a idade. No entanto, algumas pessoas nunca superam completamente seus sintomas de TDAH . Mas elas podem aprender estratégias para serem bem-sucedidas.

Embora o tratamento não cure o TDAH, ele pode ajudar bastante com os sintomas. O tratamento geralmente envolve medicamentos e intervenções comportamentais. 

O diagnóstico e o tratamento precoces podem fazer uma grande diferença no resultado.

Sintomas

As principais características do TDAH incluem desatenção e comportamento hiperativo-impulsivo. Os sintomas do TDAH começam antes dos 12 anos de idade e, em algumas crianças, são perceptíveis a partir dos 3 anos de idade. Os sintomas de TDAH podem ser leves, moderados ou graves e podem continuar na idade adulta.

O TDAH ocorre com mais frequência em homens do que em mulheres, e os comportamentos podem ser diferentes em meninos e meninas. Por exemplo, os meninos podem ser mais hiperativos e as meninas tendem a ser discretamente desatentas.

Existem três subtipos de TDAH :

  • Predominantemente desatento – A maioria dos sintomas cai sob desatenção;
  • Predominantemente hiperativo/impulsivo – A maioria dos sintomas são hiperativos e impulsivos;
  • Combinado – Esta é uma mistura de sintomas desatentos e sintomas hiperativos/impulsivos.

Desatenção

Uma criança que mostra um padrão de desatenção pode frequentemente:

  • Deixar de prestar muita atenção aos detalhes ou cometer erros por descuido nos trabalhos escolares;
  • Ter dificuldade em manter o foco em tarefas ou brincadeiras;
  • Parecer não ouvir, mesmo quando falado diretamente;
  • Ter dificuldade em seguir as instruções e não consegue terminar trabalhos escolares ou tarefas;
  • Ter problemas para organizar tarefas e atividades;
  • Evitar ou não gostar de tarefas que exijam esforço mental concentrado, como o dever de casa;
  • Perder itens necessários para tarefas ou atividades, por exemplo, brinquedos, tarefas escolares, lápis;
  • Ser facilmente distraído;
  • Esquecer de fazer algumas atividades diárias, como esquecer de fazer tarefas.

Hiperatividade e impulsividade

Uma criança que apresenta um padrão de sintomas hiperativos e impulsivos pode frequentemente:

  • Mexer ou bater nas mãos ou nos pés, ou ter dificuldade em ficar parada  no assento;
  • Ter dificuldade em permanecer sentado na sala de aula ou em outras situações;
  • Estar sempre em constante movimento;
  • Correr ou escalar em situações em que não é apropriado;
  • Ter problemas para brincar ou fazer uma atividade silenciosamente;
  • Falar muito;
  • Ter dificuldade em esperar pela sua vez para falar;
  • Interromper ou se intrometer nas conversas, jogos ou atividades de outras pessoas.

Comportamento típico vs. TDAH

A maioria das crianças saudáveis ​​podem ser desatentas, hiperativas ou impulsivas em algum momento. É típico que crianças em idade pré-escolar tenham períodos curtos de atenção e sejam incapazes de manter uma atividade por muito tempo. Mesmo em crianças mais velhas e adolescentes, o tempo de atenção geralmente depende do nível de interesse.

O mesmo vale para a hiperatividade. As crianças pequenas são naturalmente mais energéticas. Além disso, algumas crianças naturalmente têm um nível de atividade mais alto do que outras. As crianças nunca devem ser classificadas como tendo TDAH apenas porque são diferentes de seus amigos ou irmãos.

As crianças que têm problemas na escola, mas se dão bem em casa ou com os amigos, provavelmente estão lutando com algo diferente do TDAH . O mesmo se aplica às crianças que são hiperativas ou desatentas em casa, mas cujos trabalhos escolares e amizades permanecem inalterados.

Tratamento

Os tratamentos padrão para o TDAH em crianças incluem medicamentos, terapia comportamental, aconselhamento e serviços educacionais. 

Esses tratamentos podem aliviar muitos dos sintomas do TDAH , mas não curam. Pode levar algum tempo para determinar o que funciona melhor para seu filho.

Medicamentos estimulantes

Atualmente, os medicamentos estimulantes são os medicamentos mais comumente prescritos para o TDAH. 

Estimulantes parecem aumentar e equilibrar os níveis de substâncias químicas cerebrais chamadas neurotransmissores. 

Esses medicamentos ajudam a melhorar os sinais e sintomas de desatenção e hiperatividade, às vezes de forma eficaz em um curto período de tempo.

Terapia comportamental TDAH

Crianças com TDAH geralmente se beneficiam de terapia comportamental, treinamento de habilidades sociais, treinamento de habilidades para pais e aconselhamento, que pode ser fornecido por um psiquiatra, psicólogo, assistente social ou outro profissional de saúde mental. 

Algumas crianças com TDAH também podem ter outras condições, como transtorno de ansiedade ou depressão. Nesses casos, o aconselhamento pode ajudar tanto o TDAH quanto o problema coexistente.

Exemplos de terapia incluem:

  • Terapia Comportamental – Professores e pais podem aprender estratégias de mudança de comportamento, como sistemas de recompensa por fichas e tempos limite, para lidar com situações difíceis.
  • Treinamento de habilidades sociais – Isso pode ajudar as crianças a aprender comportamentos sociais apropriados.
  • Treinamento de habilidades parentais – Isso pode ajudar os pais a desenvolver maneiras de entender e orientar o comportamento de seus filhos.
  • Psicoterapia – Isso permite que crianças mais velhas com TDAH conversem sobre questões que as incomodam, explorem padrões de comportamento negativo e aprendam maneiras de lidar com seus sintomas.
  • Terapia familiar – A terapia familiar pode ajudar pais e irmãos a lidar com o estresse de viver com alguém que tem TDAH.

Os melhores resultados ocorrem quando uma abordagem de equipe é usada, com professores, pais, terapeutas e médicos trabalhando juntos. 

Informe-se sobre o TDAH e os serviços disponíveis. Trabalhe com os professores de seu filho e encaminhe-os a fontes confiáveis ​​de informação para apoiar seus esforços na sala de aula.

Quando consultar um médico

Se você está preocupado com o fato de seu filho apresentar sinais de TDAH , consulte seu pediatra ou médico de família. 

Seu médico pode encaminhá-lo a um especialista, como um pediatra de desenvolvimento comportamental, psicólogo, psiquiatra ou neurologista pediátrico, é importante fazer uma avaliação médica primeiro para verificar outras possíveis causas das dificuldades de seu filho.

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